domingo, 19 de maio de 2013

Com base no ANUNCIADO CRIME AMBIENTAL, o MINISTÉRIO PÚBLICO RJ ingressou com AÇÃO CIVIL PÚBLICA, que pode ser vista na íntegra com todas as peças que a compõe no endereço do MP http://rap.mp.rj.gov.br/?p=1658 => somente A MOBILIZAÇÃO POPULAR pode BARRAR ESTE anunciado CRIME AMBIENTAL!
Precisamos barrar um ANUNCIADO CRIME AMBIENTAL IRREVERSÍVEL:
Abaixo-assinado SOS Floresta de Deodoro
Venha participar do SEMINÁRIO PELA PRESERVAÇAO DA FLORESTA DE DEODORO.
Que o autódromo seja construído em outro local.
DIA 11 de JUNHO de 2013, TODOS AO
CLUBE DE ENGENHARIA, Av Rio Branco nº 124, 22º andar,
de 9 às 18 horas.
inscrição gratuita:
SÃO QUASE 100 ALQUEIRES (2,3 milhões de metros quadrados), quase todo de MATA ATLÂNTICA DE PLANÍCIE NUNCA REMOVIDA, pois esta área JAMAIS foi desmatada e, ao longo do tempo, foi usada pelo Exército como área de TREINO EM SELVA. Ainda que tenham sido retiradas as árvores adultas, o banco genético de sementes dormentes no solo, ou as árvores em formação constituem ampla diversidade e legítimo e original trecho da Mata Atlântica, conforme comprova o relatório de Profissionais do Jardim Botânico que se acha no endereço:
         Localização: A área onde se pretende praticar o CRIME AMBIENTAL com a implantação do autódromo está na AP 5, XXXIII Região Administrativa (RA de Realengo), no Bairro de Deodoro.
         Caracterização da Área:   Trata-se de propriedade que pertencia ao Exército Brasileiro, com uma área aproximada de 2,3 milhões de m², cerca duas vezes a área do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, coberta, em sua grande maioria, por floresta de mata atlântica em estado médio de regeneração. Para o CRIME AMBIENTAL ser praticado, a área foi transferida para o Estado do RJ.
         O local dessa reserva florestal, embora pertença a à AP 5, está praticamente inserido na AP 3, região mais populosa do município do Rio de Janeiro, com um quantitativo populacional superior inclusive ao da metrópole de Belo Horizonte. Este lugar é categorizado também como "Sítio de Relevante Interesse Paisagístico e Ambiental" (Morro da Estação), constante no Art. 117, inciso VIII, da Lei Complementar nº 111 de 2011 - Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Município do Rio de Janeiro. Sua cobertura florestal foi classificada no "Mapeamento da Cobertura Vegetal e Uso da Terra - 2010 do Município do Rio de Janeiro" como Mata Atlântica em estágio médio de regeneração, estando inserida no Projeto Corredores Verdes do Município.
         Justificativa de Proteção: a AP 3 apresenta os menores índices de área do verde por habitante no Rio, com valores extremamente reduzidos, o que faz do remanescente florestal de mata atlântica de Deodoro um enclave natural de importância estratégica para atenuar os rigores climáticos dessa região, que apresenta uma malha urbana agressiva, em razão da aniquilação de elementos naturais durante o processo de ocupação de seu território. Este remanescente florestal de mata atlântica funciona também como importante prestador de serviços ambientais e referência paisagística para vasto território, apresentando-se também como possibilidade de lazer em ambiente natural para um grande contingente populacional.
Que esta área preciosa seja transformada em UNIDADE DE CONSERVAÇÃO JÁ:
         O relatório elaborado pela Diretoria de Pesquisas Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico "Avaliação da Vegetação de Fragmento Florestal do Morro do Camboatá, no Centro de Instruções Especiais do Exército, Bairro de Deodoro, Município do Rio de Janeiro" alerta para a importância socioambiental da conservação e adequado manejo deste fragmento remanescente de mata atlântica (maior que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro), encravado em uma área densamente povoada, árida e poluída do município (ver https://docs.google.com/a/centroin.com.br/file/d/0BxSgcH3QIaqxTGRxTEVTX3R6SGc/edit?pli=1).
         Esse importante e singular fragmento florestal está estrategicamente situado na região que faz a conjunção dos três grandes maciços do município, o que aumenta sua importância como área de conectividade entre eles, considerados ícones da paisagem natural da Cidade do Rio de Janeiro.
A formação de corredores verdes unindo Unidades de Conservação da Natureza é uma estratégia para a conservação da fauna e flora em a longo prazo, sendo, inclusive, incentivada pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Mosaico Carioca, que foi formalmente reconhecido pela Portaria MMA nº 245, de 11 de julho de 2011.
Portanto, a recuperação, manutenção e conservação dos atributos naturais da área onde se encontra a reserva florestal de Deodoro é, pelas razões elencadas, de fundamental importância para o equilíbrio urbano-ambiental da região em que está inserida. Esta área apresenta-se também como local privilegiado e estratégico para a garantia dos fluxos genéticos entre os maciços do município.
Com base nisso e no risco do ANUNCIADO CRIME AMBIENTAL, o MINISTÉRIO PÚBLICO RJ ingressou com AÇÃO CIVIL PÚBLICA, que pode ser vista na íntegra com todas as peças que a compõem, no endereço do MP: http://rap.mp.rj.gov.br/?p=1658   
Somente A MOBILIZAÇÃO POPULAR pode BARRAR ESSE ANUNCIADO CRIME AMBIENTAL.
Venha participar do SEMINÁRIO PELA PRESERVAÇAO DA FLORESTA DE DEODORO. Que o autódromo seja construído em outro local.
DIA 11 de JUNHO de 2013, TODOS AO
CLUBE DE ENGENHARIA, Av Rio Branco nº 124, 22º andar, de 9 às 18 horas.
inscrição gratuita:
Abaixo-assinado SOS Floresta de Deodoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário